+-

História do Grupo

Data de 1940 o início da actividade da Família Monte no sector da construção civil e obras públicas com o Sr. Avelino Gomes do Monte.

Em 1980 é fundada, na Póvoa de Varzim, pelos irmãos Manuel e Alípio Monte a empresa Monte & Monte (M&M), desenvolvendo, essencialmente, a sua actividade em obras de infra-estruturas, saneamento básico e abastecimento de águas no Alto Minho, tendo as autarquias da região como principais clientes.

A diversificação da empresa acontece no ano de 1992 com a passagem da M&M a sociedade anónima, mas mantendo como estrutura accionista os seus fundadores e familiares directos e passa a apostar na construção de estradas com forte especialização em terraplanagem e pavimentação. É neste ano que o Turismo e a Imobiliária entram na actividade da empresa, fruto de participações sociais em empresas que foram dinamizando ao longo dos anos.

Em Janeiro de 2005, nasce o Grupo MonteAdriano da fusão de dois grupos económicos que detinham forte presença no sector: os Grupos Monte & Monte e Sociedade de Empreitadas Adriano. Deste modo a Monte SGPS passou a ser a detentora de todas empresas do Grupo, sendo que as do sector da construção ficaram agrupadas debaixo da Marca e Grupo denominado por MonteAdriano.

Em 2007, a Família Monte adquire 100% da totalidade do Grupo, dando início a um processo de reestruturação com vista à reorganização do Grupo por áreas de negócio. É igualmente neste ano que a terceira geração da Família Monte assume um papel de direcção dentro da empresa, em estreita colaboração com os fundadores do Grupo.

Em 2012, o Grupo MonteAdriano é alienado, tendo sido reorganizado um novo Grupo Monte.